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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DAS ENGENHARIAS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA;

PEDRO HENRIQUE ROCHA CHAVES, MATEUS GUEDES CORREIA GONZAGA, GABRIELE FEITOSA DOS SANTOS, ANDRESSA ROCHA MEIRA;
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COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

No Brasil, apesar da legitimidade dos direitos às pessoas com deficiência, há ainda diversos impasses para que estes direitos saiam do papel e estejam efetivos na prática, como a discriminação e a falta de conhecimento sobre o assunto. As diversas necessidades especiais, tais como a deficiência auditiva, física ou visual, estão sendo inseridas na sociedade, pouco a pouco, mas precisam cada vez mais de espaço inclusivo. O ensino superior, enquanto formador de profissionais, tem crescido nos últimos anos inclusive a presença de pessoas com necessidades específicas, contudo, é necessário que esse crescimento aconteça não somente no âmbito técnico, mas também nos sentidos morais e éticos. O presente trabalho apresenta uma análise acerca da percepção do estudante de engenharia do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, acerca da inclusão de estudantes com deficiência e como a instituição se comporta perante as deficiências, também na percepção desses alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa com os estudantes de engenharia elétrica, civil e ambiental, a fim de analisar suas opiniões sobre o tema abordado. Através dos resultados, foi possível estabelecer pontos sobre como os estudantes percebem a educação inclusiva e como enxergam as ações do Instituto, percebendo que apesar de terem as noções acerca da necessidade de colaborarem com a inclusão de pessoas com deficiência pouco se em feito para a melhoria do quadro, além de constatar que os estudantes, apesar de estarem conscientes da necessidade, não se dispõem fisicamente para o aprendizado das ações inclusivas, como a Língua Brasileira de Sinais.

Inclusão, necessidades específicas, ensino superior, percepção, engenharias.
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