2522
ENSINO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA DE CORTE.;
VANDERSON BORGES GOMES, LEANDRO VALDOMIRO DE SOUSA FERNANDES, MARIA ADRINA PAIX?O DE SOUZA DA SILVA, LARA ABDALLAH ZAHALAN, AFONSO E SOUZA SILVA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Um dos desafios atuais no ensino de Engenharia é conceber e implementar sistemas
de ensino capazes de prover uma formação profissional em sintonia com tempos de
mudanças tecnológicas cada vez mais intensas e surpreendentes (Moura; Barbosa, 2014).
Neste contexto, o trabalho a seguir foi baseado na metodologia de aprendizagem baseada em
problemas (ABP), onde alunos da graduação de Engenharia mecânica na Universidade
Federal do Pará foram motivados a projetar novas ferramentas para a área de Usinagem de
metais, tendo por objetivo a obtenção de novos conhecimentos na área de usinagem e assim
estimular a criatividade do futuro engenheiro. Esta atividade resultou no protótipo de uma
ferramenta de corte artesanal que se apresentou capaz de realizar cortes em materiais
macios, assim cumprindo seu propósito.
Ensino em engenharia, Ferramenta de corte, Aprendizagem contextualizada, Usinagem de materiais.