Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2522

ENSINO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA DE CORTE.;

VANDERSON BORGES GOMES, LEANDRO VALDOMIRO DE SOUSA FERNANDES, MARIA ADRINA PAIX?O DE SOUZA DA SILVA, LARA ABDALLAH ZAHALAN, AFONSO E SOUZA SILVA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Um dos desafios atuais no ensino de Engenharia é conceber e implementar sistemas de ensino capazes de prover uma formação profissional em sintonia com tempos de mudanças tecnológicas cada vez mais intensas e surpreendentes (Moura; Barbosa, 2014). Neste contexto, o trabalho a seguir foi baseado na metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP), onde alunos da graduação de Engenharia mecânica na Universidade Federal do Pará foram motivados a projetar novas ferramentas para a área de Usinagem de metais, tendo por objetivo a obtenção de novos conhecimentos na área de usinagem e assim estimular a criatividade do futuro engenheiro. Esta atividade resultou no protótipo de uma ferramenta de corte artesanal que se apresentou capaz de realizar cortes em materiais macios, assim cumprindo seu propósito.

Ensino em engenharia, Ferramenta de corte, Aprendizagem contextualizada, Usinagem de materiais.
Voltar