2521
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE - APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA;
RICARDO LUIZ PEREZ TEIXEIRA, CYNTHIA HELENA SOARES BOU?AS TEIXEIRA, LEONARDO L?CIO DE ARA?JO GOUVEIA, PRISCILLA CHANTAL DUARTE SILVA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Neste trabalho apresenta-se um resumo da atuação dos docentes, numa abordagem de aprendizagem por resolução de problemas (PBL), para a reutilização de resíduos sólidos industriais para a produção de pavers no espaço geográfico da região do Médio Piracicaba no estado de Minas Gerais. Neste trabalho visou o engajamento dos discentes de engenharia nas questões socioambientais e a formação de engenheiros cientes na sua atuação no meio ambiente pelo problema de se reutilizar materiais oriundos de rejeitos industriais na construção civil. O produto desta atuação docente é o estudo da influência da adição de agregado fino de rejeito siderúrgico de pó de balão nas propriedades mecânicas do concreto destinado à fabricação de pavers, visto que a indústria da construção civil é a maior responsável pela geração de resíduos, sendo responsável pelo consumo de aproximadamente 40% dos recursos naturais extraídos. Neste trabalho conseguiu-se, com a adição de pó de balão ao concreto, uma proposta viável de reduzir a quantidade de agregados finos naturais no concreto e de auxiliar na produção de um bloco de concreto de menor custo que o tradicional para a construção civil e, ao mesmo tempo, possibilitando retirar resíduos industriais de siderurgia do meio ambiente.
Reutilização de resíduos. PBL. Construção civil.