Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2516

EDUCAÇÃO NO NÍVEL SUPERIOR: NOVA ABORDAGEM DIDÁTICA NA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Saulo Rebouças Felix, Rafael Audino Zambelli;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O devido trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2018 durante a monitoria voluntária na disciplina de operações unitárias na indústria de alimentos I, onde o docente modificou a abordagem didática de avaliação, implementando a sala de aula virtual onde os alunos recebiam material de estudo direcionado a aula seguinte, e de podcasts através do projeto alimentando a engenharia, a aplicação de quizzes em sala de aula e a participação em fóruns pelo sigaa, de modo a obter uma maior interação com o corpo discente, tanto no momento da aula teórica como em momentos de estudos online. A aplicação de uma avaliação com desenvolvimento de projeto na linha de estudo da disciplina fora mantida das turmas de semestres anteriores. A abordagem didática utilizada se mostrou extremamente eficiente, fazendo com que a interação da turma com o professor e entre si, fosse muito melhor que em turmas anteriores que utilizaram abordagens mais tradicionais, refletindo nitidamente no aprendizado do corpo discente de acordo com o índice de aprovação e as notas obtidas. As ferramentas de fóruns no sigaa e podcasts do alimentando a engenharia se mostraram muito úteis para o corpo discente no período próximo das provas teóricas, permitindo-os revisarem conteúdos com maior facilidade e melhor direcionamento para o processo avaliativo. Por fim na disciplina, foram apresentados projetos técnicos de linhas de bombeamento de fluidos alimentícios, sendo cobrados tanto os relatórios técnico-teóricos dos projetos e apresentação oral do projeto.

Monitoria. Operações unitárias. Podcasts. Engenharia de alimentos. Sala de aula virtual.
Voltar