2515
ENSINO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO DE UMA MINI FURADEIRA ARTESANAL (MICRO RETIFICA).;
FABR?CIA SOUSA GONZAGA, MURILLO NASCIMENTO COLLYER, MARIA ADRINA PAIX?O DE SOUZA DA SILVA, N?DIA SILVA COSMO, AFONSO E SOUZA SILVA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
O ensino de Engenharia deve ter como objetivo propiciar uma aprendizagem significativa, contextualizada e orientada para o uso das tecnologias contemporâneas. Deve também favorecer o uso dos recursos da inteligência, gerando habilidades em resolver problemas e conduzir projetos nos diversos segmentos do setor produtivo (Moura; Barbosa, 2014). Neste contexto, o trabalho a seguir foi desenvolvido em sala de aula por alunos da graduação de Engenharia mecânica na Universidade Federal do Pará para a matéria de Usinagem de metais, tendo por objetivo a obtenção de novos conhecimentos na área de usinagem assim como o estímulo para a criação novas tecnologias, solucionando problemas inerentes ao cotidiano. Esta atividade resultou no protótipo de uma furadeira 100% artesanal e totalmente funcional capaz de realizar furos em papelão e madeira de espessuras finas como palitos de sorvete e finos compensados, com boa ergonomia e de fácil manuseio.
Ensino em engenharia, furadeira artesanal, Aprendizagem contextualizada.