Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2515

ENSINO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: CONSTRUÇÃO DE UMA MINI FURADEIRA ARTESANAL (MICRO RETIFICA).;

Fabrícia Sousa Gonzaga, Murillo Nascimento Collyer, MARIA ADRINA PAIXÃO DE SOUZA DA SILVA, Nádia Silva Cosmo, Afonso e Souza Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O ensino de Engenharia deve ter como objetivo propiciar uma aprendizagem significativa, contextualizada e orientada para o uso das tecnologias contemporâneas. Deve também favorecer o uso dos recursos da inteligência, gerando habilidades em resolver problemas e conduzir projetos nos diversos segmentos do setor produtivo (Moura; Barbosa, 2014). Neste contexto, o trabalho a seguir foi desenvolvido em sala de aula por alunos da graduação de Engenharia mecânica na Universidade Federal do Pará para a matéria de Usinagem de metais, tendo por objetivo a obtenção de novos conhecimentos na área de usinagem assim como o estímulo para a criação novas tecnologias, solucionando problemas inerentes ao cotidiano. Esta atividade resultou no protótipo de uma furadeira 100% artesanal e totalmente funcional capaz de realizar furos em papelão e madeira de espessuras finas como palitos de sorvete e finos compensados, com boa ergonomia e de fácil manuseio.

Ensino em engenharia, furadeira artesanal, Aprendizagem contextualizada.
Voltar