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ARDUINO: UMA FERRAMENTA ATIVA PARA A RESOLUÇÃO DE CERTOS PROBLEMAS;
LUCIANO DE AZEDIAS MARINS, EDSON DE PAULA CARVALHO, FRANCILAINE CALIXTO GOUVEIA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Com o intuito de fortalecer conhecimentos de circuitos elétricos e automação, alunos da disciplina de Física III do UniFOA foram apresentados a uma atividade para ser desenvolvida ao longo do semestre com a metodologia de estudo da problematização, onde deveriam solucionar problemas da vida real usando a Plataforma Arduíno nas necessidades mais recorrentes do Campus e de uma escola estadual, o Ciep 291 Dom Martinho Schlude. Tendo sido definida a atividade o passo seguinte foi a demarcação das cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade de acordo com o Arco de Maguerez. Uma parte dos discentes começou a fazer um levantamento sobre os problemas mais comuns no Campus e a outra parte iniciou visita técnica à escola para conversar com gestores e alunos a ponto de entender o que poderia ser melhorado. No UniFOA perceberam que um dos dilemas encontrados estava relacionado às vagas de estacionamento e organização para a saída dos veículos após o término das aulas. Já na escola pública os gestores e alunos solicitaram auxílio em um mecanismo de auto-irrigação para a horta escolar, acendimento automático das lâmpadas da escola e funcionamento da bomba d'água. Ao final de três meses os grupos conseguiram simular em miniaturas, as soluções para os problemas com o uso da Plataforma Arduíno tanto do UniFOA quanto do Ciep291. Na relação ensino-aprendizagem o docente percebeu maior engajamento dos universitários nas aulas tendo em vista o interesse em solucionar os problemas que eles vivenciam diariamente.
arduino. ensino superior. problematização. ensino médio. física