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FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO CULTURAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA;

Eugênia de Sousa;

COBENGE19

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[107] 07.3. Formação docente continuada

A educação profissional no Brasil, ao longo de algumas décadas, no âmbito das políticas públicas tem sido implantada e implementada com ênfase na formação do trabalhador para o mercado e o mundo do trabalho. Portanto, a formação docente para a educação profissional, denota uma reflexão e autorreflexão crítica, mediante as características impostas pelo sistema educacional vigente. Este artigo é resultado de uma investigação que teve como objetivo primário analisar a formação docente, na perspectiva da estética, numa instituição de educação profissional em busca de resposta para o problema em questão: Como valores estéticos podem contribuir para a formação e as práticas pedagógicas dos docentes que atuam numa instituição de educação profissional em Minas Gerais? Este estudo traz reflexões sobre alguns conceitos elaborados pela Teoria Crítica da Sociedade como: semiformação, formação cultural, razão instrumental, valores estéticos que possibilitam um (re) pensar sobre a formação docente. A contribuição maior deste estudo é a oferta de uma formação continuada aos professores que atuam nas instituições de educação profissional (ensino de nível técnico e superior), a partir de um novo olhar sobre a docência, com foco na formação cultural norteada pelo uso do cinema.

Docência. Formação cultural. Semiformação. Estética.
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