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ESTUDO DO PERFIL DO INGRESSANTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM CRATEÚS;
DARLAN MOTA DE SOUZA, TIANY GUEDES COTA, SANDRO VAGNER DE LIMA, KENNEDY DA SILVA RAMOS;
COBENGE19
[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos
[100] 06.1. Perfil do ingressante
A chegada do estudante no ensino superior traz vários desafios que podem levar os alunos a perderem a motivação pelo ensino, assim, políticas e ações que permitam amparar os recém-chegados, nesta mudança de vida, são relevantes para proporcionar que estes evoluam e alcancem condições de autonomia e satisfação no curso. O presente trabalho avaliou, através de questionário individual, a percepção e os anseios dos calouros do curso de Engenharia de Minas do Campus da UFC em Crateús. Os resultados obtidos apontaram informações estratégicas quanto à renda familiar, escolha do curso e dificuldades encontradas nas disciplinas, tanto do ensino médio, quanto do ensino superior. Foi possível observar que a maioria dos estudantes possui uma renda familiar de até dois salários mínimos. Na escolha do curso, a grande maioria relatou que não tinha o curso de engenharia de minas como primeira opção. Já nas dificuldades relacionadas às disciplinas, os alunos destacaram muitas dificuldades com conhecimentos não estudados durante o ensino médio, além de dificuldade em se adaptar à nova rotina. Neste sentido, fica claro o papel estratégico da universidade no desenvolvimento de políticas positivas voltadas para o entendimento das reais necessidades dos alunos para o desenvolvimento de ações de permanência dos mesmos no ambiente acadêmico.
Levantamento. Perfil do ingressante. Ações de Ensino. Engenharia de Minas.