Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2471

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PARA A METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;

Suze dos Santos Oliveira, Suzana Cunha Lopes;

COBENGE19

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação

Este artigo faz parte de uma pesquisa (em andamento) de mestrado do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará, a qual tem como objetivo conceber uma plataforma interativa para facilitar e potencializar o uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos - ABPj por docentes e discentes do Ensino Superior. Para concepção da plataforma, estamos realizando uma série de instrumentos para compreender e validar os desafios e elementos da ABPj na percepção do professor e do estudante. No entanto, neste artigo serão abordados os instrumentos usados junto a professores para planejar a metodologia ABPj, e como resultado deste artigo apresentamos um guia de planejamento e um framework, ambos instrumentos foram trabalhados por professores dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Administração, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Direito.

Aprendizagem Baseada em Projetos; Guias; Planejamento; Inovação.
Voltar