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AS CAPACIDADES DINÂMICAS E OPERACIONAIS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO;
LUCIANA TORRES CORREIA DE MELLO, RICHARDSON BRUNO CARLOS ARA?JO;
COBENGE19
[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[81] 01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso
As novas exigências no mercado de trabalho demandam habilidades e competências além dos conhecimentos técnicos abordados em sala de aula. Nos dias de hoje, não basta que os alunos formados, profissionais recém ingressantes no mercado, tenham apenas habilidades técnicas. Para o profissional da engenharia, além de habilidades técnicas, também são importantes habilidades que acompanhem às necessidades do mercado. Nesse contexto, este estudo objetiva elencar e discorrer sobre algumas capacidades (dinâmicas e operacionais) necessárias ao ambiente universitário na formação do engenheiro. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema Teoria das Capacidades Dinâmicas e também das competências e habilidades esperados no profissional de engenharia, com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs de Engenharia) e na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Após a revisão de literatura buscou-se elencar as capacidades, por meio de um comparativo entre as as listadas em trabalhos acadêmicos e também nas habilidades necessárias ao engenheiro. Dentre as capacidades dinâmicas destacam-se, no contexto universitário, a de aprendizagem, inovação, adaptação e integração, e entre as capacidades operacionais, algumas são consideradas de grande importância, sendo elas a capacidade de atuação em situações e contextos diversos, a capacidade de redistribuição e delegação de tarefas, a capacidade de motivação, liderança e gestão de pessoas e a capacidade de aprender conhecimentos (técnicos e humanos).
Ensino de Engenharias. Capacidades Dinâmicas. Aprendizagem. Formação de Profissionais.