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Artigo


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ESTUDO DA SELEÇÃO DE DISCIPLINAS PARA APLICAÇÃO DO PROBLEM BASED LEARNING. UM ESTUDO DE CASO EM 3 DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ;

Rodolfo Augusto da Costa, Márcia de Andrade Pereira Bernardinis;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O processo de ensino-aprendizagem tem se tornado tema de debates em todo o mundo, onde se procura inserir de forma adequada ferramentas e metodologias ativas dentro de sala de aula. Deste modo, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) se demonstra interessante nessa busca, visto que permite a quebra de paradigmas do Ensino Superior e procura, assim, aprimorar a relação discente-docente e o processo de ensino-aprendizagem, mitigando problemas recorrentes como a cultura passiva do discente e falhas na transmissão de conteúdo pelo docente. Com isso, esse trabalho aborda a inserção de metodologias ativas dentro do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, através de um estudo de seleção de disciplinas por um formulário do aplicado com alunos diferentes universidades brasileiras e seus anseios quanto a conteúdo e aprendizado. Como resultado dessas aplicações foi possível perceber que as mudanças propostas dentro do processo de ensino-aprendizagem possibilitariam uma aprendizagem mais ampla e engajamento dos discentes.

Aprendizagem. Ensino. Problemáticas.
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