Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2448

DESENVOLVIMENTO DE BANCADAS DIDÁTICAS PARA ESTUDOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS DIVISORES DE TENSÃO E CORRENTE.;

Gabriele Feitosa dos Santos, Matheus Vilela Novaes, Lailah Silva Anjos, Pedro Henrique Rocha Chaves, Leonardo Souza Caires;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo apresenta uma abordagem dos conceitos de divisores de corrente e tensão na disciplina de Circuitos Elétricos I através da construção de bancadas de baixo custo. Nessa abordagem, os alunos construíram duas bancadas didáticas modelando circuitos elétricos e utilizando os conceitos de associação em série e paralelo. Foram utilizadas lâmpadas incandescentes como representação das cargas do sistema. Após a confecção e apresentação em sala de aula, realizou-se um questionário destinado aos discentes da disciplina, onde estes puderam avaliar a eficácia do método aplicado e perceber os fenômenos elétricos estudados na teoria. Através da análise dos resultados, foi possível observar que a maioria dos estudantes participantes apontou como positiva a utilização dessa metodologia, tendo aprovação de mais de 70% dos alunos. Portanto, estatisticamente, os objetivos esperados foram alcançados, constatando que a metodologia de ensino se provou eficaz para complementar a teoria dada em sala de aula.

Circuitos elétricos, divisores de corrente, divisores de tensão
Voltar