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APLICAÇÃO DA TUTORIA ROTATIVA COMO FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOFTWARE EM ENGENHARIA;
LUCAS FARIAS FIRMEZA, ANTONIO HENRIQUE AZEVEDO CARNEIRO, BRENDA ARIELLY MENDON?A RODRIGUES, JEFFERSON DE SOUSA FAC?, JONATAS MEDEIROS DE FREITAS CACAU MARTINS, ALEXANDRE ARA?JO BERTINI;
COBENGE19
[31] 09. Programas Especiais
[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
Sabe-se que há muito tempo o processo de aprendizagem, em âmbito mundial, se configura, predominantemente, em uma forma de captar, passivamente, informações dadas por um agente ativo, conhecido como professor. No entanto, com o avanço tecnológico, urge a necessidade do desenvolvimento de métodos de aprendizagem e de tomada de decisão mais simples e mais rápidos, em que não seja necessária a concentração do conhecimento em, apenas, alguns indivíduos. Com isso, o grupo PET, Civil, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu a atividade "Coopera PET" que tinha como objetivo utilizar a metodologia da tutoria rotativa para melhorar o nível de destreza e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre um software. A atividade consistia em condicionar o estudo prévio do tutorial do software, de acordo com o plano de conteúdo estipulado pela comissão organizadora da atividade, e em dividir os conteúdos entre os participantes que deveriam estudá-lo e repassar aos demais em encontros previamente marcados. Considerados tutores, estes recebiam a responsabilidade de preparar formas de melhorar a aprendizagem dos demais. Apesar da dificuldade sentida devido à aplicação de uma metodologia inovadora, a atividade proporcionou ao grupo uma maior autonomia em relação à aprendizagem e pôde-se comprovar que as atividades mais práticas conquistam mais facilmente o interesse dos alunos.
Cooperação, Software, Tutoria, Metodologia, Aprendizagem