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ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE AUTOMAÇÃO POR MEIO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS;

Moisés Hamssés Sales de Sousa, JUAN PEREIRA SILVA, DAVIDSON MARCEL SEABRA DANTAS, Ayla de assunção neris;
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COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O presente estudo objetivou o desenvolvimento de um protótipo didático utilizado no processo de aprendizagem de técnicas de controle e automação utilizando o Micro Controlador Lógico programável (CLP), modelo CLIC 0210HR da Weg, bem como identificar as vantagens do processo de automação utilizando controladores lógicos, desenvolver linguagens de programação mais utilizadas, conhecer o princípio de funcionamento e os demais componentes elétricos que formam esses dispositivos, além de aliar o conhecimento teórico e prático no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia proposta está baseada no projeto e elaboração de um protótipo didático formada por componentes elétricos e eletrônicos que através dos controladores acionam motores elétricos de diversas formas. Inicialmente, realizou-se o projeto do protótipo, em seguida foi confeccionado o suporte para apoio dos componentes. Executou-se, também, a montagem dos circuitos de força para acionamento de um motor elétrico trifásico. E o circuito de comando foi todo elaborado através do CLP. Dessa forma, observou-se que o funcionamento do protótipo alcançou seu objetivo final que foi auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos do curso de engenharia elétrica.

controladores lógicos programáveis, ladder. CLP, protótipo didático
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