2405
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;
MARIO LUCIO ROLOFF, EDUARDO BIDESE PUHL, MICHELI CRISTINA STAROSKY ROLOFF, CAIO C?SAR OBA RAMOS;
COBENGE19
[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[82] 01.3. Como assegurar a formação do Engenheiro Inovador
Este artigo apresenta pressupostos para implantação da aprendizagem baseada em projetos em cursos de Engenharia e de Qualificação Profissional. O objetivo é comprovar que com esses pressupostos o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes nos discentes por meio de aprendizagem baseada em projeto produz resultados satisfatórios. Os resultados alcançados serão apresentados por meio de duas experiências de Projeto Integrador que envolvem disciplinas das áreas de Estatística e Probabilidade, Manufatura, Metrologia e Instrumentação, Informática Industrial e Programação. Esses pressupostos auxiliam na implantação da Engenharia Inovadora das DCN Engenharia. Promovem a articulação de docentes-discentes com o objetivo de promover uma formação em engenharia em sinergia com as demandas do mercado.
Ensino baseado em Projeto. Articulação Docente. Projeto Integrador. Competências. Habilidades. Atitudes.
Voltar