Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2404

DO PROJETO A CONCLUSÃO DA CALÇADA PERMEÁVEL: INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS;

Elias Antunes dos Santos, Marinez Cargnin-Stieler, Guilherme Adriano Weber;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[97] 05.2. Sustentabilidade

Este trabalho é um recorte de um projeto mais amplo e faz parte de atividades didáticas pedagógicas para acadêmicos do segundo e terceiro semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT), Campus Universitário professor Eugênio Carlos Stieler em Tangará da Serra/MT e incentivam os acadêmicos a buscarem soluções viáveis e sustentáveis que podem ser experienciadas e favorecem os acadêmicos na tomada de decisão. A ação dos acadêmicos orientados pelo docente das disciplinas, foi a construção de uma calçada de concreto permeável no espaço da universidade. Essa ação favorece toda a comunidade acadêmica pois é um dos acessos aos blocos. Para os acadêmicos envolvidos, uma oportunidade para aplicar a técnica do concreto permeável que é pouco conhecida. Os alunos valeram-se da NBR 16416 que orienta sobre os requisitos mínimos sobre o concreto permeável, o dimensionamento do material a ser utilizado e o custo total, também processos realizados no levantamento topográfico para o aterramento do local para a calçada, instalação do dreno, o gabarito e a execução da calçada. Esse trabalho além de estimular o conhecimento nas disciplinas proporcionou descoberta de novos conceitos inerentes à prática da construção civil e o trabalho em equipes lapidou as relações interpessoais dos envolvidos.

Concreto permeável. Formação cidadã. Rolo giratório. Piso permeável. Aprendizagem ativa.
Voltar