Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2399

ANÁLISES DE COMPONENTES PRINCIPAIS PARA AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS NA EVASÃO DE CURSO PRÉ-VESTIBULAR INCLUSIVO;

Evaneide Nascimento Lima, Telma Ellen Drumond Ferreira, Sérgio Silva Júnior, Cynthia Cecilia da Silva, Júnia Soares Alexandrino;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A evasão nos cursos gratuitos ofertados pelas instituições de ensino superior tem assumido proporções preocupantes no âmbito do meio acadêmico. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer como esse fenômeno se manifesta no curso pré-vestibular "PRÉ- UEMG" desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade João Monlevade. O objetivo foi investigar as causas da evasão na turma que ingressou no curso pré-vestibular no ano de 2018, e como esta se manifestou nos indivíduos de diferentes situações econômicas. Uma elevada proporção dos alunos pararam de frequentar o curso justificando razões como necessidade de trabalhar, gastos com alimentação, material escolar, e outros. Dentre os fatores internos, o maior percentual recaiu sobre a necessidade de trabalhar. Além disso, pode ser observado que um grupo específico de indivíduos que apesar da renda familiar não ser alta e ter uma grande quantidade de pessoas na família contribuem para um baixo índice de evasão. Os resultados levam a concluir que a evasão tem impactos importantes no curso estudado. Sugere-se a definição de uma política voltada a identificar e sanar dificuldades encontradas pelos alunos e a criação de uma melhor metodologia para o processo seletivo do projeto, como maneiras de atenuar os atuais índices de evasão.

Análise Multivariada. Análise de componentes Principais. Evasão. Pré-vestibular. Inclusão
Voltar