Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2397

Aplicação de estratégias de Problem Based Learning em uma disciplina de graduação em Engenharia de Produção;

André Luiz Maciel Santana, Cassia de Oliveira Fernandez, Luis Gustavo Rocha Ludwig, Kleber Jesus de Oliveira, JOSE ROBERTO CARDOSO, ROSELI DE DEUS LOPES;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Durante os últimos anos muito vem sendo discutido a respeito de novas estratégias de ensino-aprendizagem que permitam que os estudantes aprendam a partir de abordagens mais ativas, conectando experiências práticas em sala de aula a teorias e conteúdos. Uma das estratégias que vem sendo crescentemente utilizada é a Abordagem Baseada em Problemas (ou PBL), na qual os estudantes trabalham em equipes para solucionar um problema pré-definido. Neste contexto, este artigo apresenta o relato de experiência da aplicação desta abordagem em uma disciplina de Tempos e Métodos no 9˚ período de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade brasileira. Complementarmente, a partir da aplicação de um questionário, busca-se investigar se, na visão dos estudantes, as estratégias adotadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades específicas, definidas como objetivos de aprendizagem da disciplina. Participaram das atividades 66 estudantes de duas turmas distintas, dos quais 21 responderam ao questionário. Como contribuições deste artigo são apresentados, um protocolo de atividades para aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Tempos e Métodos e resultados do questionário a respeito da percepção dos estudantes sobre as atividades, que indicam que as estratégias foram efetivas para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos.

Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Superior. Ensino de Engenharia
Voltar