Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2396

EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM UMA DISCIPLINA DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ;

Carolina Gomes da Silva, Maurício Solon da Silva, SUZANA CESCON DE SOUZA, Antonio Pereira Jr;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

As metodologias ativas de ensino possibilitam a otimização da aprendizagem, permitindo maior correlação entre a teoria e a prática e podem ser vivenciadas de diferentes formas. Este trabalho tem por objetivo analisar uma experiência de adoção de metodologia ativa no curso de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Pará na disciplina de Biomecânica. Serão apresentadas as formas de avaliação utilizadas durante a disciplina, o eixo temático principal que serviu de base para as atividades práticas, seminários e revisões bibliográficas. O foco do trabalho é a análise de movimento humano e as tarefas que possibilitaram a interdisciplinaridade presente no curso. Os resultados foram discutidos e observados a partir de uma pesquisa de opinião usando a escala Likert. A partir disso, concluiu-se que as técnicas utilizadas em metodologias de aprendizagem ativa possibilitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vivência acadêmica e profissional.

Metodologias de aprendizagem ativa. Programa de monitoria. Interdisciplinaridade. Biomecânica.
Voltar