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Artigo


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ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS: COMPARAÇÃO POR TURNO E POR SEMESTRE;

Izabela de França Schaffel, Aline Beatriz Pimentel Doelinger Oliveira, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, Estela Claudia Ferretti, Janaina Karine Andreazza;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O ensino médio profissionalizante pode estimular vocações para a Engenharia, sendo necessário buscar métodos de ensino que promovam a afinidade dos estudantes por disciplinas que formam a base de cursos de Engenharia. Assim, este estudo apresenta uma análise dos estilos de aprendizagem dos alunos da disciplina de Operações Unitárias de um curso Técnico em Química da Rede Federal de Educação, com o objetivo de viabilizar ações para tornar a disciplina, que é introdutória à ministrada na Engenharia Química e áreas correlatas, mais inclusiva e atrativa ao público heterogêneo de alunos. Em estudo anterior, apresentado no COBENGE 2018, verificaram-se os estilos de aprendizagem predominantes no segundo semestre de 2017 (SCHAFFEL et al., 2018). Visto que são necessários estudos prolongados para comprovar tendências e padrões, a análise dos perfis de aprendizagem foi continuada e neste trabalho são apresentados os resultados referentes ao ano de 2018. Para identificação dos estilos de aprendizagem foi aplicado um questionário baseado no modelo de Felder e Silverman (1988). A partir da análise estatística dos dados levantados, os perfis foram comparados por turno e por semestre. Verificou-se a predominância por um estilo de aprendizagem intermediário, o qual constitui um desafio ao professor mediador devido ao seu caráter diversificado em interesses e preferências. A partir dessa análise, serão selecionadas e inseridas novas estratégias pedagógicas na disciplina, visando atender às necessidades de alunos com diferentes perfis, com expectativa de aumento da qualidade e do aproveitamento, estimulando assim o interesse dos estudantes pela Engenharia.

Estilos de aprendizagem. Ensino técnico e de engenharia. Modelo Felder-Silverman.
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