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DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA AS CARREIRAS DE EXATAS E TECNOLOGIA: O PROJETO SARMININA CIENTISTAS;

Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Paulo Rogerio de Almeida Ribeiro, Maira Silva Ferreira, Wendell Ferreira de La Salles, Janyeid Karla Castro Sousa;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[122] 11.2 Formas de despertar vocações

Este artigo relata a proposta para a inserção de alunas da educação básica das escolas públicas da Cidade de São Luis do Maranhão nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de projeto de extensão "Sarminina* Cientistas: Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de Exatas e Tecnologia", vinculado à chamada Pública CNPq/MCTIC nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A estratégia do projeto constitui em uma ferramenta de mediação entre prática de ensino, os saberes, as habilidades, e o contexto social. O projeto atua em duas frentes: uma, a fim de promover o estímulo à curiosidade das meninas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, com o intuito de incentivar o ingresso destas jovens nessas áreas; e outra para o desenvolvimento técnico das alunas de graduação, com a participação delas em palestras, oficinas e minicursos, propondo a complementação de sua formação, além do desenvolvimento de projetos científicos ou tecnológicos e do incentivo à participação em competições, visando à excelência acadêmica, a diminuição da evasão, das taxas de reprovação, entre outros parâmetros. As ações propostas no projeto buscam popularizar a área de ciências e tecnologia para a comunidade e promover o ingresso e permanência das mulheres nessa área de forma igualitária e democrática. Por meio das ações integradas, contribuir sobremaneira no estímulo à curiosidade do conhecimento nessa área, compartilhando novos saberes e perspectivas eficazes na superação do problema de desigualdade de gênero nas Ciências Exatas e Tecnologia.

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