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A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E SEU IMPACTO NO ENSINO DE QUÍMICA NA ENGENHARIA;

Francisco Emerson Ferreira de Macedo, Janaina Lopes Leitinho, Luisa Gardênia Alves Tomé Farias;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A metodologia de sala de aula invertida, ou flipped classroom, tem sido um meio inovador de construção de conhecimento dos alunos dentro e fora da sala de aula. Esse método tem sido aplicado na Universidade Federal do Ceará Campus Crateús para a disciplina de Química aplicada à engenharia. As aulas foram realizadas duas vezes por semana, durante duas horas. Os alunos estudam o conteúdo em casa, utilizando-se de recursos fornecidos pelo professor ou de sua própria pesquisa. Por sua vez, em sala de aula, o professor é um agente orientador na resolução de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. Os conteúdos de química geral foram aplicados de forma híbrida com sala de aula invertida e outros métodos ativos como jogos interativos, método investigativo e experimental e desenvolvimento de projeto. Observou-se uma melhoria nos índices de aprovação dos alunos bem como uma maior facilidade de associar os conteúdos ministrados com suas habilidades profissionais. Inverter uma sala de aula trata-se de uma abordagem que abrange vários aspectos da educação, as quais trazem benefícios à construção do conhecimento dos alunos por priorizar princípios como proatividade, colaboração e aprendizagem contínua.

Metodologia ativa, Sala de aula invertida, Método híbrido, Química geral para engenharia.
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