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Artigo


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EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL DA UFOP EM RELAÇÃO AO INCENTIVO À PESQUISA E À DOCÊNCIA;

PAULA BERNARDES BARRETO, THIAGO DUARTE FIGUEIREDO, CARLOS EDUARDO DOMINGUES DA MATA, MARIANA BATISTA LOBATO, CARLOS ALBERTO PEREIRA;
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COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da UFOP iniciou em março de 1998, apoiando-se na tradição e seriedade dedicadas à formação de Engenheiros de Minas pela Escola de Minas/UFOP. Assim, o objetivo atual do programa é a integração entre graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, cujos docentes também atuam em atividades didáticas da graduação. Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a partir de dados levantados dentro da própria UFOP o cenário em que se encontra o incentivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas à pesquisa e à formação de docentes. Os dados levantados in situ destinarão a ser uma fonte importante de informações referentes ao programa, que servirá tanto como uma descrição da situação atual dos docentes, cursos, alunos e sua relação com a docência, como também para a detecção de pontos positivos e negativos do Programa, que permitirá a sugestão de ações que promovam o crescimento e melhoria da instituição. Desta forma, busca-se com este artigo, contribuir para a renovação da pós-graduação na engenharia mineral na UFOP. Neste trabalho foi verificado que 245 alunos concluíram o curso de pós-graduação e, dentre eles, 74 já atuaram ou atuam como professores.

Pós-graduação. Engenharia mineral. Docência.
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