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ANÁLISE DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA APLICADA À OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS (EPUSP);
LUCAS DE ASSIS QUEMELLI, JORGE ANDREY WILHELMS GUT, JOSE AQUILES BAESSO GRIMONI, OSVALDO SHIGUERU NAKAO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Um Engenheiro Químico lida com conhecimentos de vários processos industriais. Nesse sentido, é importante que esse profissional esteja consciente dos métodos e ferramentas para aprimorar os processos e garantir a qualidade dos produtos por eles gerados. Por isso, é essencial que sejam buscadas formas de otimizar os processos químicos. Para tanto, a disciplina de Programação Inteira Mista aplicada à Otimização de processos - oferecida pela Escola Politécnica da USP - se mostra adequada ao tratar de uma ferramenta estatística pela utilização do software GAMS®. Assim, foi desenvolvida uma análise da disciplina por meio de alunos que já a cursaram e por meio do professor responsável. A análise considerou dois questionários online disponibilizados um para os alunos e outro para o docente, utilizando o Formulários Google. Foi, também, realizada uma entrevista com o docente com o objetivo de esclarecer as experiências que ele tem tido ao lecionar. As respostas dos questionários do aluno e do professor foram comparadas e pode ser observado que as percepções de ambos estão de acordo. Os alunos consideraram o professor organizado, coerente e justo, além de dominar o conteúdo e explicá-lo bem. O professor e alguns alunos conseguiram identificar os mesmos pontos de melhora para a disciplina: inclusão de projetos e aplicação de mais exemplos práticos. Ao realizar este trabalho, notou-se a falta de feedback dos alunos para o professor e sugere-se essa medida como outra forma de melhorar a disciplina para os próximos oferecimentos.
Otimização de processos. Processos Industriais. Ensino de Engenharia.