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ADAPTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE TERRA ARMADA PARA APLICAÇÃO EM UMA GINCANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

Nancy Tiemi Isewaki;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Neste artigo são discutidos os resultados parciais para o desenvolvimento de um protótipo para projeto e execução de um talude utilizando o sistema de terra armada, baseado no Desafio de Taludes promovido pela UFPR nos anos de 2016 e 2017. Objetiva-se aplicar o protótipo em uma gincana universitária proposta pelo curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Fez-se uma revisão teórica envolvendo o reforço de solos, sobretudo a técnica de terra armada. Na metodologia apresenta-se a caracterização física da areia e do papel sulfite folha A4 utilizado para constituição do paramento e das tiras de reforço. Em seguida, apresenta-se o protótipo construído em MDF com dimensões 0,2 x 0,2 x 0,2m. Os cálculos das tiras foram realizados com as equações propostas por Fontana e Santos (2011) e Brajas (2007). A verificação da resistência à compressão axial foi feita utilizando a prensa EMIC DL 20000. Desenvolveu-se uma equação de cálculo para aferição do projeto, considerando a carga máxima suportada, a carga de projeto, a área de papel utilizada, a deformação e a compacidade relativa atingida na compactação da areia. Apresenta-se os resultados de quatro taludes reforçados e faz-se a comparação com abordagem quantitativa. Realizou-se também abordagem qualitativa para verificação da aplicabilidade ou não do protótipo na gincana acadêmica. Nas considerações finais tem-se uma avaliação positiva quanto o protótipo desenvolvido, mas será necessário a revisão da equação de cálculo da eficiência de projeto. Neste artigo são discutidos os resultados parciais para o desenvolvimento de um protótipo para projeto e execução de um talude utilizando o sistema de terra armada, baseado no Desafio de Taludes promovido pela UFPR nos anos de 2016 e 2017. Objetiva-se aplicar o protótipo em uma gincana universitária proposta pelo curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Fez-se uma revisão teórica envolvendo o reforço de solos, sobretudo a técnica de terra armada. Na metodologia apresenta-se a caracterização física da areia e do papel sulfite folha A4 utilizado para constituição do paramento e das tiras de reforço. Em seguida, apresenta-se o protótipo construído em MDF com dimensões 0,2 x 0,2 x 0,2m. Os cálculos das tiras foram realizados com as equações propostas por Fontana e Santos (2011) e Brajas (2007). A verificação da resistência à compressão axial foi feita utilizando a prensa EMIC DL 20000. Desenvolveu-se uma equação de cálculo para aferição do projeto, considerando a carga máxima suportada, a carga de projeto, a área de papel utilizada, a deformação e a compacidade relativa atingida na compactação da areia. Apresenta-se os resultados de quatro taludes reforçados e faz-se a comparação com abordagem quantitativa. Realizou-se também abordagem qualitativa para verificação da aplicabilidade ou não do protótipo na gincana acadêmica. Nas considerações finais tem-se uma avaliação positiva quanto o protótipo desenvolvido, mas será necessário a revisão da equação de cálculo da eficiência de projeto.

Ensino Engenharia. Terra Armada. Gincana Acadêmica.
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