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DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS DE ENGENHARIA COM FOCO NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR E ATENDIMENTO DAS DEMANDAS MERCADOLÓGICAS;
GERMANO POSSANI, NOELI JULIA SCHUSSLER DE VASCONCELLOS, LUIZ FERNANDO RODRIGUES JUNIOR, JOANA BRATZ LOUREN?O;
Neste artigo estão relatadas as análises e procedimentos realizados nas matrizes curriculares dos cursos de engenharia (Ambiental e Sanitária, Biomédica, dos Materiais e Química) da Universidade Franciscana, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com vista na inovação do modelo de formação dos engenheiros, em atendimento as novas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e das demandas atuais do mercado de trabalho para este profissional. A definição do novo perfil de profissional desejado foi o ponto inicial e fundamental de todo o trabalho de reformulação das disciplinas, o que permitiu a inclusão de conteúdos que atendam aos requisitos de humanização, integração e desenvolvimento de novas competências como inovação e empreendedorismo. Como resultado chegou-se a um modelo mais flexível, com conteúdos básicos unificados entre as diferentes engenharias, conteúdos profissionalizantes integrados, disciplinas específicas atualizadas e possibilidade de desenvolvimento de competências voltadas para o mercado de trabalho atual.
Ensino em Engenharia. Inovação. Competências. Extensão.