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Artigo


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As crenças de autoeficácia para a formação superior de estudantes de engenharia;

Cláudia Angélica do Carmo Reis, Camila Alves Fior, Soely A J Polydoro;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[101] 06.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social

Este artigo analisa as diferenças de autoeficácia na formação superior de estudantes de engenharia levando em consideração as variáveis: sexo, exercício de atividade remunerada, período em que o aluno está matriculado e a correlação entre a autoeficácia e o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 297 estudantes de engenharia de universidades brasileiras,sendo 59,3% do sexo masculino e 51,7% ingressantes, a média de idade obtida foi de 21,03 anos (D.P=3,703).O questionário de caracterização da amostra e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) foram aplicados coletivamente. A AEFS é composta por 34 itens, com resposta em formato Likert de 10 pontos, variando de 1(pouco capaz) a 10(muito capaz), e agrupados nas dimensões:autoeficácia acadêmica,autoeficácia na regulação da formação, autoeficácia na interação social, autoeficácia em ações proativas e autoeficácia na gestão acadêmica.RESULTADOS:Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre a autoeficácia total considerando momento do curso. No que diz respeito as suas dimensões identificaram-se diferenças significantes entre a autoeficácia acadêmica tendo por referência gênero e momento do curso; autoeficácia na regulação da formação entre alunos do meio de curso e concluintes; sendo que em todas as comparações, os estudantes do sexo masculino e concluintes apresentavam resultados mais elevados. Houve correlações positivas e estatisticamente significantes entre a autoeficácia total e suas dimensões com o desempenho acadêmico relatado. CONCLUSÃO:Os resultados indicam que a autoeficácia para a formação superior em estudantes de engenharia é uma variável importante para a compreensão do sucesso acadêmico e que a vivência no ensino superior impacta na construção dessas crenças.

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