2337
AVALIAÇÃO DO USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE GRADUAÇÃO (PGs) INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL;
VER?NICA TEIXEIRA FRANCO CASTELO BRANCO, IAGO FILLIPI PATROC?NIO MACEDO, DEMOSTENIS RAMOS CASSIANO, DAIANNE FERNANDES DI?GENES, ISMAEL PORDEUS BEZERRA FURTADO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A complexidade crescente dos diversos setores da vida tem demandado o desenvolvimento das mais diversas capacidades humanas. O processo educacional centrado no aluno e mediado pelas tecnologias de informação da sociedade surge como uma ferramenta de trabalho relevante neste cenário. Esse trabalho relata a experiência vivida nas disciplinas Projeto de Graduação (PG) I e II. Ao fim de 2017, foi realizado o evento intitulado "Sessão de Cinema", uma mostra de vídeos curtos (2 minutos) que abordaram os trabalhos de conclusão de curso dos formandos do curso de graduação em Engenharia Civil. Essa mostra teve como público-alvo principal os calouros no curso que estavam cursando a disciplina de Introdução à Engenharia Civil. Entre os objetivos do trabalho estão o desenvolvimento de habilidades como comunicação oral através de mídias digitais, eficiência na comunicação rápida e desenvolvimento da melhor interação entre os alunos do curso como estratégia de combate a evasão. Para o desenvolvimento do trabalho, primeiramente, aconteceu o planejamento e a roteirização dos vídeos. Em seguida, as gravações dos vídeos e o material foi então editado pela equipe do Proativa (Instituto UFC Virtual). Por fim, os vídeos foram expostos no evento e disponibilizados no YouTube, no canal "Dormi Aluna, Acordei Professora", administrado por uma das autoras. Como resultados, nota-se que com o uso dos vídeos, os calouros puderam conhecer melhor o curso e as diversas áreas de estudo do mesmo. Os formandos avaliaram como positivo o processo de produção de vídeos como ferramenta de divulgação dos próprios trabalhos e aprendizagem. Contudo, a produção, devido a elevada demanda de tempo, que choca com outras atividades típicas do final do curso, foi de execução complexa. Como conclusão, pode-se afirmar que os vídeos podem ser uma mídia a ser incorporada ao documento final dos PGs, agindo como forma de divulgação e despertar da criatividade dos alunos com relação a apresentação de seus projetos não somente através da monografia auxiliando, inclusive na formação interdisciplinar dos mesmos.
Ensino. Engenharia Civil. Metodologias Ativas. Mídias Digitais. Interdisciplinaridade.