2334
Black Stories - Um jogo comercial para ensino dos conceitos de modelo científico e hipótese;
JOHANNES VON LOCHTER, WILLIAN ALBERTO AMARO MARCHIOLI, SANDRA BIZARRIA LOPES VILLANUEVA;
Arquivo não encontrado
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Esse artigo apresenta a utilização de um jogo comercial chamado Black Stories como alternativa ao modelo tradicional expositivo para a contextualização dos conceitos de modelo científico, hipótese e teste. Nesse jogo, um grupo de jogadores tem acesso a poucas informações a respeito de um mistério, e devem formular hipóteses para solucioná-lo. Essas hipóteses devem ser respondidas por um moderador com afirmação ou negação, e o moderador é a única pessoa que tem acesso à solução do enigma. Para averiguar o impacto do uso desse jogo como metodologia ativa, foi conduzido um experimento em sala de aula com ingressantes nos cursos de Engenharia, comparando o modelo tradicional expositivo e a aplicação do jogo. O resultado observado foi de melhoria com relação ao aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos quando expostos a experiência do jogo. Também são registradas nesse artigo diferentes maneiras de aplicar o jogo em sala de aula e cuidados necessários para a aplicação.
Jogos. Metodologias ativas. Ensino superior.