2329
ESTUDO DE VIABILIDADE DE CRIAÇÃO DE KIT PEDAGÓGICO DIRECIONADO AO ENSINO TECNOLÓGICO;
GABRIEL XAVIER DE OLIVEIRA, ALINE GESUALDI MANH?ES;
COBENGE19
[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
[121] 11.1 Relato de experiências
O presente trabalho buscou através da observação realizada em conjunto com a empresa Umaker tecnologia criativa, e seu curso ministrado em um colégio cliente, obter informações a respeito da viabilidade de produção de materiais pedagógicos para o ensino tecnológico, orientado nos movimentos DIY(faça você mesmo) e MAKER(construtor), que se orientam nos conceitos construtivistas para o ensino e processo de aprendizagem. As atividades observadas foram diversificadas e cada uma serviu como referência por conta da problemática envolvendo cada uma delas, tais como aquisição de componentes, o alto custo por trás da manutenção do material para as aulas, as inviabilidades técnicas que ocorrem no ambiente de estudo, a dispersão dos alunos devido ao grau de abstração por vezes necessários para a compreensão de alguma tarefa a ser realizada e por vezes o número limitado de kits e computadores para algumas turmas o que impossibilitava o mesmo grau de compreensão da atividade para todos os presentes no grupo, após o estudo sobre a problemática, pode-se concluir que existe viabilidade para a criação de um material pedagógico para o ensino de engenharia nos ensino fundamental I e II.
Educação, DIY, MAKER, Kit