2328
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS ENGENHARIAS DA PUC GOIÁS E UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS;
JO?O PEDRO AGUIAR DOS SANTOS, LEONARDO GUERRA DE REZENDE GUEDES;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
A sociedade está em um processo contínuo de transformação, alimentada por avanços tecnológicos que ditam um ritmo cada vez mais acelerado, uma forma de suprir as necessidades imprevisíveis e mutáveis na formação, está a busca de novas metodologias de ensino, que foque no protagonismo do discente. Assim, o objetivo deste trabalho, é identificar mudanças e tendências que favoreçam o estilo de aprendizagem e autonomia dos alunos, por uma avaliação qualitativa da representação social dos discentes no desenvolvimento de atividades individuais e em grupo. Fundamentado na aplicação de questionário e entrevistas, em disciplinas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG), que utilizam o método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). O questionário é baseado em uma escala Likert de 7 pontos, que avalia 13 itens em quatro dimensões, que após respondido, tem cada item analisado pelo método de clusterização k-means, que agrupa os dados de forma não supervisionada de acordo com os níveis de semelhança de cada item. Como resultado, podemos apontar quais são os aspectos que determinam as habilidades e o perfil psicossocial dos alunos, a partir disso, será possível realizar mudanças na metodologia aplicada para beneficiar o processo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo habilidades multidisciplinares, a coragem de enfrentar os desafios de forma criativa, a facilidade de adaptar-se às mudanças, de trabalhar em equipe, de valorizar e entender o ponto de vista do próximo - com compromisso e ética.
Trabalho colaborativo. Trabalho cooperativo. Avaliação de ensino e aprendizagem. Educação em engenharia. Metodologias ativas.