2319
ASPECTOS PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO DO CONCEITO DO BINÔMIO TENSÃO MECÂNICA - TENSOR (BiTT);
PAULO URBANO AVILA, LUIZ CARLOS DE CAMPOS, OSCAR JO?O ABDOUNUR, MANUEL ANTONIO PIRES CASTANHO, CHRISTIANE BELLORIO GENNARI;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e estudo de
viabilidade de um kit educacional (KiDiTen®), versão II, automatizado, em conformidade com
a formação por competência na Engenharia, utilizando conceitos de Física, Matemática e
Resistência dos Materiais, com o objetivo de levar o aluno ao conceito elementar da tensão
mecânica e tensor. Serão utilizadas metodologias como: Educação Baseada em Projetos
(PLE), Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e abordagem STEM e o conceito de
Tensores em consonância com os modernos aspectos da engenharia da complexidade.
Essa visão holística levará o aluno ao contexto da globalização 4.0, pois requer resiliência dos
alunos, para se adaptarem às novas tecnologias.
Pesquisa, Inovação, Engenharia, Educação, STEM, Globalização 4.0