Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2318

Desenvolvimento de um fotocolorímetro com alunos do Ensino Médio: Atraindo alunos para a Engenharia Eletrônica;

Alex Coutinho Pereira, Maria Iraísis Tainá Costa e Silva;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[122] 11.2 Formas de despertar vocações

Apesar de uma carreira promissora, com várias linhas de atuação em destaque, temos presenciado uma menor concorrência pelos cursos de Engenharia Eletrônica no Brasil e, mais especificamente, na Universidade de Pernambuco. Para diminuir esses problemas, estratégias de captação de alunos devem ser tomadas, e uma delas é prover uma maior interação entre o ensino médio e a universidade. Essas ações fazem com que os alunos conheçam e, a partir daí, tenham mais interesse pela área. Em 2018 apresentamos no COBENGE um trabalho que levou aos alunos do Ensino Fundamental conceitos básicos de desenvolvimento na área das Telecomunicações. A aceitação foi muito boa e nesse ano decidimos, ao invés de apresentar a Eletrônica de forma expositiva, com kits montados pelos alunos da engenharia, inserir conceitos básicos de Eletrônica em algumas disciplinas do currículo do Ensino Médio. O experimento proposto (Desenvolvimento de um fotocolorímetro) foi escolhido por sua simplicidade, o que permite que os alunos consigam executá-lo mesmo sem muitos conhecimentos. Com aulas expositivas e aulas práticas monitoradas, espera-se que os alunos consigam montar seus próprios equipamentos e depois utiliza-los, aumentando sua participação na disciplina e mostrando a eles um pouco do universo da Eletrônica. A plataforma de desenvolvimento escolhida (Arduino) bem como a metodologia aplicada na montagem e testes foram definidas por serem acessíveis, de fácil utilização e seguras para os alunos.

Ensino médio. Concorrência Universitária. Captação de alunos. Fotocolorímetro. Arduino.
Voltar