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EDUCAÇÃO PRESENCIAL X EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL: ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE CARGAS HORÁRIAS;

JESIMIEL PINHEIRO CAVALCANTE, AMANDA THAIS PASSOS CORDEIRO CAVALCANTE, ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO, MALLENA SOARES DA SILVA, JULIANA LIRA BRITO;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

O presente artigo busca realizar uma análise comparativa entre a matriz curricular de um curso de graduação de engenharia civil na modalidade presencial e um na modalidade Ensino a Distância (EaD), em termos de carga horária. As duas instituições atuam na região agreste do estado de Alagoas, distando cerca de 40km entre as cidades . O setor da construção civil apresenta um relevante papel para o desenvolvimento econômico e social, por isso, é fundamental buscar a melhoria constante na formação dos profissionais da engenharia civil. A pesquisa consistiu basicamente, na coleta de dados referente à carga horária utilizada nos componentes da matriz curricular em cursos de engenharia civil de duas instituições de ensino que atuam no interior de Alagoas. Os cursos de engenharia civil escolhidos para análise foram classificados em: CURSO A - público e presencial e CURSO B - Privado e EaD. Os componentes foram divididos por grupos, onde a carga horária dos componentes curriculares foram levantadas e comparadas para cada modalidade. Os resultados demonstram diferenças significativas como: disciplinas da área de estrutura, onde o CURSO A apresentou um aumento significativo de horas em relação ao curso da CURSO B, cerca de 65,00% de CH. As disciplinas de Instalações Prediais, Técnicas Construtivas, e Geologia apresentaram diferença de CH do CURSO A superior ao CURSO B de 33%, 20% e 50%. A carga horária total do CURSO A é 10,05% maior que a do CURSO B. Por fim, o artigo exerce um papel fundamental para a produção de conhecimento acerca da educação em engenharia civil, uma vez que fortalece as discussões sobre as matrizes curriculares, bem como a formação profissional.

Engenharia civil. Currículo. Educação presencial. Educação a distância
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