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ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ACADÊMICOS DE CURSOS DE ENGENHARIAS NAS ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS;
ANDRESSA ZAMPIERI ROSA, ERIKA JANINE MAIA AFONSO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
O objetivo deste trabalho é verificar quais são as dificuldades apresentadas pelos acadêmicos ingressantes em cursos de Engenharia para resolver problemas que abordem os conteúdos de álgebra, trigonometria e geometria. Para tanto, realizamos uma investigação com 208 acadêmicos matriculados no primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química de uma IES selecionada. Na coleta de dados utilizamos uma prova escrita como teste diagnostico, composta por 8 questões. Em seguida, as resoluções dos acadêmicos para essas questões foram analisadas e classificadas de acordo com as fases/etapas da resolução de problemas: a representação, o planejamento, a execução e o monitoramento. Constatamos que a média geral obtida por todos os participantes na solução dos oito problemas foi de 17,24 pontos em uma escala de 0 a 100 pontos, o que demonstra um baixo desempenho quanto as soluções apresentadas. Além disso, foi possível observar que a maioria dos acadêmicos investigados possuem dificuldades na fase/etapa da representação, seguida do planejamento, do monitoramento e, por fim, da execução. Ressaltamos, perante as dificuldades evidenciadas nesta pesquisa, a importância da realização de trabalhos que abordem está temática na graduação em Engenharia.
Matemática. Resolução de Problemas. Engenharias.