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ENADE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A VISÃO DOS COORDENADORES DE CURSO E DOS DISCENTES DE ENGENHARIA DE MATERIAIS NO BRASIL;

Leonardo Pollettini Marcos, Daniel Rodrigo Leiva;

COBENGE19

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), conta em sua aplicação com um instrumento de coleta de dados que funciona como uma avaliação discente dos cursos de ensino superior do Brasil. A edição realizada em 2017 é a mais recente a envolver os cursos de engenharia do país, que recentemente vêm recebendo destaque envolvendo a necessidade de repensar a formação oferecida. Assim, este trabalho se propôs a recuperar e analisar os dados do Questionário do Estudante de 2017 para os cursos de engenharia de materiais das universidades públicas brasileiras, de forma que as principais deficiências e qualidades destes, na visão dos estudantes, sejam identificadas e discutidas. Além disso, as respostas dos estudantes foram comparadas às opiniões dos respectivos coordenadores de curso, que também respondem às mesmas perguntas analisadas. Com isso, foi possível identificar que, em geral, os estudantes sentem deficiências em aspectos de apoio estudantil e infraestrutura das Instituições de Ensino Superior (IES), mas que se mostram mais satisfeitos com o desenvolvimento de competências ao longo do curso. Também foi possível identificar que os coordenadores de curso possuem, em geral, uma visão mais otimista dos cursos, e que sentem maiores necessidades de apoio técnico-administrativo nas instituições.

ENADE. Questionário do Estudante. Visão discente. Avaliação de curso. Engenharia de materiais.
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