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A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA;
IGOR DOS SANTOS GOMES, L?O C?SAR DE OLIVEIRA PEREIRA, EDIELSON SILVA DE VILHENA, ?LVARO ARTHUR SOARES CINTRA, ROBERTO TETSUO FUJIYAMA;
COBENGE19
[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos
[102] 06.3. Retenção e Evasão
Este trabalho propõe visualizar o potencial de formandos da turma de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, ingressantes no ano de 2015. Para isto, foi analisada a turma com os dados obtidos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) que contém a situação atual dos alunos. A premissa é avaliar os benefícios da inserção e o engajamento de parte destes alunos junto a atividades acadêmicas que agreguem conhecimento prático e direcionado no início do curso de engenharia mecânica, como a Iniciação Científica (IC), Projeto de Extensão, Programa de Educação Tutorial (PET), além das Atividades Extracurriculares. Diante dos resultados, observa-se que de 87 de alunos ingressantes, 79,31% apresenta potencial de conclusão, representando cerca de 58,7% de aumento em relação aos anos anteriores.
Percurso acadêmico. Alunos de engenharia. Atividades na graduação.