2311
APLICAÇÃO DE MÉTODO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA AUDIOVISUAL BASEADO NA EDUCOMUNICAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL;
ALINE CRISTINA COSTA GOMES, MARCELLO SILVA E SANTOS;
Os canais de divulgação de vídeo da plataforma YouTube estão cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens, esta linguagem tem atraído os jovens, muitas vezes para conhecimentos rasos, mas que lhes prende a atenção. Levando-se em consideração esta realidade, e observando que no meio desta avalanche de conteúdo existem muitos canais com temas relevantes e abordagens interessantes, deve-se aproveitar este fenômeno para enxergá-lo e incluí-lo como tecnologia de informação e comunicação que pode ser utilizada no ensino e aprendizagem. A forma de funcionamento desta plataforma, com a liberdade de discussão que propicia aos participantes, pode ser amparada pela teoria de aprendizagem educomunicação e pela corrente sociocrítica, pois sua busca baseou-se em uma educação que possibilite ao homem discussão corajosa de sua problemática, de sua inserção nesta problemática e que o coloque em diálogo constante com o outro. Buscando o despertar crítico e problematizador em alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, acerca de temas voltados ao meio ambiente inseridos na disciplina de Introdução à Engenharia Civil, pretende-se com o presente estudo apresentar os resultados de um método de ensino aos professores, baseado na teoria de aprendizagem educomunicação integrada à corrente sociocrítica freireana, que lhes permita mostrar aos alunos uma forma de produção acadêmica com uma linguagem audiovisual.
Educação. Comunicação. Teoria de aprendizagem.