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Artigo


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AVALIAÇÃO DO PERCURSO ACADÊMICO DO ALUNO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMO FACILITADOR NO INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO;

Igor dos Santos Gomes, Antonio Bruno da Silva Oliveira, Edil Silva de Vilhena, EDIELSON SILVA DE VILHENA, RONIVALDO SILVA DOS SANTOS, Roberto Tetsuo Fujiyama;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Considerando os desafios enfrentados pela universidade pública no formação de profissionais capacitados a atender as demandas do mercado e evolução da indústria no sentido da globalização 4.0, este trabalho busca discutir e avaliar os percentuais de alunos concluintes, de ambos os gêneros (mulheres e homens), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), da Universidade Federal do Pará, entre os anos de 2013 a 2019, considerando a trajetória multidisciplinar percorrida na sua graduação em projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica (IC), Projeto de Extensão e Programa de Educação Tutorial (PET) e como estes contribuíram para que estes estivessem aptos não somente ao mercado profissional, mas também ao ingresso em programa de pós-graduação. A pesquisa fez um levantamento interno de dados qualitativos e quantitativos existentes no Sistema de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA) da UFPA, e as informações obtidas foram tratadas em planilhas e demostradas em tabelas e gráficos. Sendo assim, observou-se que devido ao grande números de alunos ingressantes serem do sexo masculino esse fator se reflete no número de concluintes. Porém, tem notado-se um aumento no percentual de ingressantes e concluintes do sexo feminino. Ademais, constata-se entre os concluintes ao menos um participante (de ambos os gêneros) em projetos de pesquisas de IC , de Extensão e PET.

Trajetória acadêmica. Forma de ingresso. Mestrado stricto sensu. Educação superior.
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