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Artigo


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APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA O CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA POR MEIO DA EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA NO LABORATÓRIO;

Valeska Soares Aguiar, Isaias Aguiar Goldschmidt, Sandra Bizarria Lopes Villanueva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Aulas experimentais de Química são consideradas meios ativos de ensino e aprendizagem. Contudo, a forma como estas aulas são geralmente conduzidas em laboratório não podem ser consideradas, na maioria das vezes, metodologias que centralizam o ensino no aluno. Os experimentos geralmente propostos em laboratório são realizados com base em um roteiro pré-elaborado pelo professor, com a finalidade de o aluno seguir o caminho que o levará aos resultados esperados ou considerados corretos. Diante de tal contexto, propõe-se o uso de roteiros elaborados pelos próprios alunos, reunidos em grupos de trabalho colaborativo, de forma a proporcionar uma aprendizagem efetiva, por meio do estabelecimento de uma verdadeira investigação científica nas aulas experimentais de Química Inorgânica. Os resultados obtidos com tal aplicação foram analisados com o auxílio dos conceitos sugeridos por Bloom e colaboradores, no que veio a se tornar a taxonomia revisada de Bloom. Foi significativo o alcance pelos alunos das categorias superiores de tal taxonomia por meio das evidências escritas e práticas das ações discentes durante as aulas. Os alunos superaram a aprendizagem mnemônica, baseada na repetição de procedimentos já determinados, e foram estimulados a desenvolver habilidades associadas à aplicação e à criação de conhecimentos, sempre com base em suas concepções prévias. Assim, tal experiência proporcionou uma oportunidade para os alunos se interessarem mais pela própria aprendizagem, efetivando-a com a construção significativa de novos conhecimentos.

Aprendizagem colaborativa. Exploração científica no laboratório. Química Inorgânica. Taxonomia de Bloom.
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