Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2294

ESTRATÉGIAS ADOTADAS NAS AULAS DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO EM UM CURSO DE ENGENHARIA PARA MELHORAR OS INDICADORES DE EFICIÊNCIA/EFICÁCIA;

Micheli Cristina Starosky Roloff, Mario Lucio Roloff;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho visa compartilhar as estratégias desenvolvidas nas aulas de Introdução ao Cálculo em um curso de Engenharia Mecatrônica com o objetivo de melhorar os indicadores de eficiência/eficácia do curso de engenharia. Atenção especial será dada à forma como é organizado o estudo das funções que ocorre a partir de deslocamentos verticais e horizontais, reflexões e expansões verticais e horizontais com o objetivo de contextualizar a aplicação de tais conhecimentos em situações da engenharia. Nosso objetivo é compartilhar algumas estratégias adotadas como o levantamento do conhecimento prévio dos discentes sobre o conteúdo da disciplina, a apresentação contextualizada ao mundo da engenharia do conteúdo, apresentar o conteúdo da forma que será útil para as demais disciplinas do curso, justificar a necessidade do conhecimento matemático para sua formação profissional e vincular a matemática com o dia-a-dia do profissional. Acredita-se que essas ações podem contribuir positivamente para melhorar os indicadores de eficiência/eficácia - combatendo a evasão - do curso de engenharia, em especial nos primeiros semestres de curso (ciclo básico).

Estudo de funções. Transformações de funções. Aplicações na engenharia.
Voltar