Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2291

AVALIAÇÃO DE UM COLETOR SOLAR COMO METODOLOGIA CTSA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA;

Thales Guimarães Rocha, JOAO DIONIZIO DE MELO NETO, Patrick da Silva Sousa, Ellefson Emmanuel Souza de Oliveira, José Cleiton Sousa dos Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

Com a crescente globalização e o aprimoramento de novas metodologias de ensino, é cada vez mais perceptível a necessidade de adaptar antigos parâmetros que permeiam o âmbito do ensino a nível superior no país. Com isso, o objetivo do estudo em questão é demonstrar a aplicabilidade de temas que abordam os conhecimentos de ensino de Física para a engenharia, como radiação solar e trocas de calor, sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) através da utilização de um coletor solar. Na metodologia do trabalho, foi utilizado um coletor de fácil confecção, do tipo parabólico, do qual foram feitos experimentos para a verificação das mudanças de variação na radiação solar, realizados na cidade de Acarape-CE, sendo posteriormente comparados com dados científicos da região. Foi também proposta a aplicação de um questionário interdisciplinar, com o objetivo de fixação de aplicação de conhecimentos teóricos em proposições do dia a dia dos estudantes. Os resultados apontam que o coletor solar é um instrumento eficiente para o estudo dos fenômenos naturais, podendo ser utilizado na contextualização de situações cotidianas e, consequentemente, no preparo da cidadania plena do aluno em contato com a metodologia CTSA.

Educação. Física. Coletor Solar. CTSA. Engenharia.
Voltar