COBENGE19
[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Normalmente, o Estudante de Engenharia ingressa na Instituição de Ensino Superior sem a formação que lhe será necessária para o exercício profissional. Caberá à instituição propiciar-lhe as condições para a aquisição das características que a sociedade necessita e espera quando da respectiva entrada no mercado de trabalho com as atribuições pertinentes à modalidade cursada: competência relativa à capacitação técnica; conduta ética; moral e, sobretudo, responsável. Durante a fase estudantil, é prerrogativa do aluno desejar mais por menos, isto é, avançar no curso mediante rendimento mínimo ou até mesmo, fraudulento. É dever dos Professores impor-lhes os limites necessários e, mais importante, caberá aos coordenadores a capacidade e isenção para separar as possíveis reclamações de alunos, seja por que motivo for, de possíveis conluios contra professores tidos como rigorosos e inflexíveis no cumprimento das Normas Morais, Éticas e Acadêmicas. Este documento apresenta proposta para erradicação, ou pelo menos, redução, de práticas condenáveis na administração dos Registros Acadêmicos à revelia dos Professores ou realizadas por "terceiros", na maior parte das vezes, após o Fechamento do Diário e Encerramento do período letivo com repercussões significativas na formação do egresso.
Registros Acadêmicos. Competência técnica. Controle de Registros Acadêmicos. Responsabilidade Profissional