Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2272

CONSTRUÇÃO DE BANCADAS DE CONTROLE DE POSIÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA;

André Felipe Souza da Cruz, Felipe Silveira Piano, Amanda Beatriz Ferreira Bezerra, Dywles de Souza Soares, Rafael Suzuki Bayma;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A habilidade de utilizar os conhecimentos teóricos na resolução de problemas reais é um dos requisitos cruciais para o profissional que busca atuar na engenharia. Para o estudante de Engenharia Elétrica, durante a graduação são ofertados conhecimentos teóricos referentes às quatro grandes áreas: Eletrônica, Sistemas de Controle, Potência e Telecomunicações. Numerosos trabalhos reportam e enfatizam a necessidade do suporte aos estudantes no que se refere ao termo "pensar com criatividade". Além disso, a realização de experimentos técnicos laboratoriais auxilia no aprendizado multidisciplinar necessário para que estes estudantes adquiram habilidades cognitivas, que serão muito importantes em sua futura atuação profissional. No entanto, a disponibilidade de equipamentos e componentes para a realização destes experimentos técnicos é precária. Uma forma de contornar tal problema tem sido a reutilização de equipamentos eletrônicos, de onde são retirados os componentes necessários para a realização de experimentos simples e criativos. Pensando em incentivar tais atividades, neste trabalho são apresentadas as etapas de construção de uma bancada de controle de posição, realizada por estudantes da Faculdade de Engenharia Elétrica da ----. Os principais resultados são os conhecimentos adquiridos a partir da montagem e funcionamento adequado da bancada.

Experimento técnico. Pensar com Criatividade. Baixo Custo. Arduino.
Voltar