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A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO VOLTADO À APRENDIZAGEM;
MARIANE KEMPKA, JOICE CRISTINI KURITZA, VIVIANE CHULEK, EDSON FLORENTINO DE SOUZA, CARLOS FRANCISCO PECAPEDRA SOUZA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Este artigo apresenta a reflexão sobre a experiência docente de reconstrução do Plano de Ensino e a implementação da metodologia baseada em projetos na disciplina de Sistemas Hidráulicos Urbanos, para duas turmas de 8º período do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A reconstrução baseia-se na mudança de paradigma modificando a centralidade da abordagem metodológica tradicionalmente centrada no conteúdo para a abordagem centrado no desenvolvimento de competências no estudante por meio da metodologia ativa. Dentre as possibilidades metodológicas a opção pela metodologia baseada em projetos - Project-Based-Learning (PBL) - justifica-se pela afinidade com o perfil de egresso pretendido. As contribuições teóricas de Berbel (2011) e Veiga (2017) fundamentaram o processo reflexivo, que articulou conhecimentos da educação aos conhecimentos específicos da disciplina, para definição da escolha metodológica que visou proporcionar as melhores possibilidades de desenvolvimento dos estudantes. As fases propostas por Bordenave e Pereira (1982) nortearam a estruturação do plano de ensino baseado em projetos. As considerações finais representam a importância e os desafios da adequação metodológica para alcançar melhores resultados de aprendizagem.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Metodologia baseada em projetos. Plano de ensino. Sistemas hidráulicos urbanos.
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