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DESENVOLVENDO A CULTURA DE SEGURANÇA ENTRE ALUNOS DE ENGENHARIA AERONÁUTICA ATRAVÉS DE UM PROCESSO VIVENCIAL ATIVO;
GUILHERME SOARES E SILVA, CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
É indiscutível a importância que a indústria aeronáutica dá à segurança. As
entidades e organizações que publicam e controlam a atividade aérea no mundo ajudam a
ratificar esta percepção. Com o objetivo final de manter o espaço aéreo seguro, estas atitudes
têm consequências em toda a cadeia de desenvolvimento, produção e vida em serviço de um
produto aeronáutico certificado e a cultura de segurança está inserida em todos os elementos
que fazem parte do processo de desenvolvimento ou de garantia de vida de um produto
aeronáutico. É dentro desse consenso comum na aviação que se verifica a importância de
acesso a estudantes de engenharia aeronáutica ao conhecimento e à prática desta realidade.
Por outro lado, é comum que a habilidade que intrinsecamente se relaciona com esta cultura,
a gestão de riscos, seja adquirida durante um trabalho rotineiro, motivo pelo qual existe uma
dificuldade de um estudante em formação associar a análise de risco a projetos durante um
curso de graduação. É neste contexto que se enquadra a experiência aqui relatada, através do
uso de um laboratório que grande parte dos alunos de graduação frequentam e que tem a
intenção de disseminar a cultura de segurança usando ferramentas de gestão de segurança
comumente usadas na aviação. Neste artigo são apresentados os processos e um resultado de
intervenção junto aos usuários do laboratório.
Cultura de Segurança. Engenharia Aeronáutica. Análise de risco. Ensino de Engenharia