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Artigo


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Aplicação de ROS como ferramenta de ensino a robótica;

Daniel Maia Evangelista, PEDRO BENEVIDES CAVALCANTE, Afonso Henriques Fontes Neto Segundo;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O estudo dos manipuladores robóticos é o objetivo principal da disciplina de Robótica Industrial presente no curso de formação do engenheiro de controle e automação. Existe a dificuldade de preparar práticas e projetos acadêmicos na área da robótica devido ao elevado custo dos equipamentos educacionais específicos. Assim, como as aulas práticas e o desenvolvimento de projetos são de grande importância para a formação do engenheiro, propõe-se usar um software de simulação a fim de se proporcionar uma experiência pratica para os alunos da disciplina. Nesse contexto, o presente artigo visa expor a utilização do Robot Operation System (ROS) como ferramenta para desenvolver um braço robótico virtual e implementar a funcionalidade das cinemáticas direta e inversa, estudadas na disciplina de Robótica Industrial. Tal desenvolvimento poderá ser utilizado como ferramenta educacional, para aumentar o interesse e o aprendizado dos alunos da disciplina de robótica e ampliar áreas de pesquisa para a disciplina.

Robótica. ROS. Aprendizagem baseada em Projetos. Engenharia de Controle e Automação.
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