Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2242

EMPREGO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETO EM AÇÃO INTERDISCIPLINAR NA ENGENHARIA ELÉTRICA;

Mariana Guimarães dos Santos, Gustavo Lobato Campos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

É sabido que vários fatores influenciam diretamente no processo de aprendizagem, tais como: fatores ambientais, físicos, emocionais, cognitivos, sociais, dentre outros. Além disso, estudos indicam que quando o estilo de ensino do professor coincide com o estilo de aprendizagem dos alunos, o processo de ensino aprendizagem é facilitado. No entanto, em uma sala de aula estão presentes diferentes estilos de aprendizagem para um único professor. Neste contexto o uso de estratégias e metodologias de ensino variadas pode contribuir para o aprendizado e estimular os alunos a desenvolverem habilidades diferentes. Este artigo apresenta os resultados da implementação da Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) associada a utilização de conceitos utilizados na indústria (CDIO - Conceive Design Implement Operate), em uma ação interdisciplinar envolvendo as disciplinas de eletrônica e conversão de energia, ambas do curso de engenharia elétrica. O objetivo foi o desenvolvimento de um projeto prático que relacionasse os conhecimentos das duas disciplinas. Os resultados foram projetos criativos e bem executados e o desenvolvimentos de habilidades diferenciadas tais como: capacidade de trabalhar em equipe, habilidade para redação de textos técnicos e científicos (artigo e roteiro de teste), organização e cumprimento de cronograma, dentre outros. A impressão dos alunos foi avaliada por meio de um questionário aplicado ao final da disciplina. Tanto os discentes quanto os docentes envolvidos avaliaram a iniciativa positivamente e perceberam evidente melhoria na relação de ensino aprendizagem.

Interdisciplinaridade. PBL. CDIO, Engenharia Elétrica.
Voltar