Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2238

APLICAÇÃO DE TREINAMENTO DO SOFTWARE ROBOT STRUCTURAL COMO FERRAMENTA PARA QUALIFICAR O ENSINO DE ESTRUTURAS NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA;

Felipe Alves Bacelar, Margarida Frota Rios, Bruno da Silva Sales, IURI ALVES FERREIRA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente estudo tem como finalidade demonstrar a importância de desenvolver a cultura de treinamentos que abordam o conteúdo prático das disciplinas de engenharia estrutural além de servir como ferramenta para implementar a metodologia Problem-Based Learning (PBL) nessas disciplinas. Com isso, foi realizado um treinamento do software Robot Structural Analysis Professional na Universidade de Fortaleza no curso de engenharia civil após verificar o interesse dos alunos por meio de um questionário. O treinamento teve duração de quatro horas e foi planejado a fim de que os discentes pudessem desenvolver habilidades no programa bem como, conhecer metodologias de cálculo não apresentadas nas disciplinas cursadas. A divulgação foi feita por meio da coordenação do curso e foram abordados os seguintes temas: Treliças, Pórticos, Estado plano de tensão em placas de alvenaria e Projeção da estrutura de um edifício. A avaliação do minicurso foi feita pelos alunos por meio de um questionário em que a nota média dada ao treinamento foi 9.63 e todos eles julgaram indispensável a aplicação de treinamentos como este para a formação de engenheiros civis.

Iniciação à docência. Robot Structural Analysis. Ensino de engenharia estrutural. Plataforma BIM. Treinamento.
Voltar