Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2236

EVOLUÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO NAS DISCIPLINAS DE ESTRUTURAS ATRAVÉS DA MONITORIA E PROJETO DE ENSINO;

Heloiza Piassa Benetti, Guilherme de Oliveira Lechado, William Varela Geremia, Paôla Regina Dalcanal;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O presente trabalho é pautado no desenvolvimento, aplicação e resultados de atividades do programa de monitoria atrelado a projetos de ensino. Analisando as dificuldades dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil nas disciplinas da subárea de estruturas, surge a necessidade de medidas direcionadas a melhoria do processo de ensino. O programa intitulado S.O.S. Provas, aborda um projeto de auxílio educacional voltado às disciplinas de Resistência dos Materiais 1 e Teoria das Estruturas 1, tendo como propósito a realização de aulas em vésperas de provas ministradas pelos estudantes monitores. O projeto trouxe aos alunos um desenvolvimento no processo de aprendizagem, além de cuidados com aspectos relacionados à saúde mental em períodos de grande dificuldade para os discentes. Foram analisados dados referente ao desempenho das turmas dos períodos de 2016/2 até 2018/2, constatando-se um aumento no número de aprovações e redução de reprovações em ambas disciplinas, além da visível satisfação dos envolvidos, principalmente estudantes através de relatos coletados.

Monitoria. Projeto de ensino. Saúde mental. Ensino na engenharia. Aprovações.
Voltar